Teoria da Comunicação

Explicamos as fotos apresentadas no Projeto Integrador, com base no conteúdo dado
em sala de aula na Matéria de Teoria da Comunicação, Professora Maria Fernanda.


   Podemos basear essas duas fotos na Manipulação através da comunicação de massa, pois nas duas fotos observamos o consumo exacerbado e os tipos de chamarizes para ele como no painel eletrônico no shopping e os produtos que são diretamente acessíveis as pessoas nos camelôs, impondo um padrão de vida e felicidade a ser alcançado, porém com objetivos e ideais muitas vezes impossíveis para todos.




  As duas imagens acima são opositoras a Indústria Cultural, pois ao invés do lado imaginário popular ser reduzido a clichês, o indivíduo consumir os produtos de mídia passivamente ou mesmo o esforço de refletir e pensar sobre a obra ser dispensado o grafite faz com que as pessoas olhem para os desenhos e cada um desenvolva seu raciocinio e opinião sobre ele por suas formas mais abstratas de mostrar a arte.



 


   Podemos basear essas duas fotos no modelo de Harold Lasswell, O Modelo dos cinco Q’s ,
Quem -> Diz o quê -> Em que canal -> A quem -> Com que efeito.Que representa, simultaneamente, uma herança, uma evolução e uma superação da teoria hipodérmica.Nelas temos “Quem” ,os camelôs, “Diz o quê”, a indução a compra, “Em que canal”, o auditivo por meio dos anuncios de seus preoduto,o visual pelo produto estar exposto as pessoas, “A quem”,todos que passam no local, “Com que efeito”, o de compra por necessidade do produto ou mera alienação.



  Podemos encontrar a Cultura de massa presente analisando as fotos acima, já que os dois esportes são exemplos fortes da cultura produzida para a população em geral, mostrando a forma padronizada das pessoas que praticam determinado esporte de se comportarem.



  Nessas fotos observamos o Processo da Comunicação Humana, sendo um processo que envolve a troca de informações e envolvidos neste processo estão uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, através de gestos com as mãos, a fala etc. Os meios que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional como o apresentado nas fotos.