em sala de aula na Matéria de Teoria da Comunicação, Professora Maria Fernanda.
Podemos basear essas duas fotos na Manipulação através da comunicação de massa, pois nas duas fotos observamos o consumo exacerbado e os tipos de chamarizes para ele como no painel eletrônico no shopping e os produtos que são diretamente acessíveis as pessoas nos camelôs, impondo um padrão de vida e felicidade a ser alcançado, porém com objetivos e ideais muitas vezes impossíveis para todos.
As duas imagens acima são opositoras a Indústria Cultural, pois ao invés do lado imaginário popular ser reduzido a clichês, o indivíduo consumir os produtos de mídia passivamente ou mesmo o esforço de refletir e pensar sobre a obra ser dispensado o grafite faz com que as pessoas olhem para os desenhos e cada um desenvolva seu raciocinio e opinião sobre ele por suas formas mais abstratas de mostrar a arte.
Podemos basear essas duas fotos no modelo de Harold Lasswell, O Modelo dos cinco Q’s ,
Quem -> Diz o quê -> Em que canal -> A quem -> Com que efeito.Que representa, simultaneamente, uma herança, uma evolução e uma superação da teoria hipodérmica.Nelas temos “Quem” ,os camelôs, “Diz o quê”, a indução a compra, “Em que canal”, o auditivo por meio dos anuncios de seus preoduto,o visual pelo produto estar exposto as pessoas, “A quem”,todos que passam no local, “Com que efeito”, o de compra por necessidade do produto ou mera alienação.
Podemos encontrar a Cultura de massa presente analisando as fotos acima, já que os dois esportes são exemplos fortes da cultura produzida para a população em geral, mostrando a forma padronizada das pessoas que praticam determinado esporte de se comportarem.
Nessas fotos observamos o Processo da Comunicação Humana, sendo um processo que envolve a troca de informações e envolvidos neste processo estão uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, através de gestos com as mãos, a fala etc. Os meios que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional como o apresentado nas fotos.